Gamificação permite acompanhamento em tempo real na disciplina de Lógica Aplicada

Gamificação permite acompanhamento em tempo real na disciplina de Lógica Aplicada

Com o objetivo de identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, adotar critérios de avaliação, além de promover o engajamento da turma e a aprendizagem por meio da interação é que o professor de Física do Centro Educacional de Aracruz (CEA), Fabrício Antunes, tem aplicado na disciplina de Lógica Aplicada o uso da gamificação.

Fotos: Divulgação

A gamificação é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes, uma vez que, os estudantes têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi o seu desempenho de forma digital, e um feedback feito pelo professor mediador em tempo real.

Para o professor a disciplina de Lógica Aplicada desenvolve nos estudantes a criatividade e o pensamento crítico nas tomadas de decisões e a gamificação potencializa ainda mais essa aprendizagem de forma ativa e interativa.

“A lógica aplicada pode te levar de um ponto ‘A’ a um ponto ‘B’ com o estímulo do raciocínio. Porém a imaginação pode te levar a qualquer lugar. A inserção da gamificação na disciplina não só me permite conhecer meu aluno, e obter em tempo real o seu desempenho, mas me permite romper barreiras como a timidez e a falta de interesse na aula. Isso transforma o ambiente e o deixa mais prazeroso tornando a aprendizagem algo atrativo para o estudante”, declarou Antunes.

De acordo com a estudante Rhebeca Gonçalves Daltio o jogo dinamiza as aulas de Lógica Aplicada e traz mais conhecimentos.  “A aula fica muito legal, acho um método muito interessante, a gente aprende melhor e ainda ajuda no nosso desenvolvimento”, afirmou a aluna da 1ª Série do Ensino Médio.

Para obter os resultados por meio da gamificação o professor utiliza uma ferramenta de leitura óptica chamada de Plickers. Esse tipo de gamificação é uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis, de administração de testes rápidos, que permite escanear as respostas por meio da leitura de um código pela câmera do celular do professor, que é projetado em tempo real no telão.

A plataforma permite conhecer instantaneamente o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula. O App gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados.

“É impressionante a satisfação no olhar dos estudantes. Eles criam estratégias e argumentos lógicos para encontrar a resposta, o que promove uma aprendizagem significativa. Com isso ocorre uma interação entre os pares, que permite trabalhar o trabalho em equipe, a administração do tempo, o raciocínio lógico tudo que a vida vai exigir deles no futuro”, explicou Antunes.

 Além disso, segundo o professor Fabrício: “Ao exibir suas respostas em código eles criam expectativas nas respostas, haja vista, que a leitura óptica feita pela câmera do meu celular projeta os nomes deles no telão, despertando a curiosidade e causando uma explosão quando o resultado aparece no quadro e eles acertam. É tão vibrante que até eu entro na festa”, acrescentou o docente do CEA.

A ideia de usar a gamificação vai além da disciplina de Lógica Aplicada podendo ser utilizada em qualquer componente curricular devido sua capacidade de permitir que os estudantes interajam com os pares, argumentando suas respostas com os colegas e com o professor. Os benefícios do Plickers é vasto e comprovado.

Para Clara Borlini Bandeira da Silva a aula fica divertida e o tempo voa. “A gente nem percebe o tempo porque a aula fica divertidíssima e muito dinâmica. A gente fica num suspense só, porque o nosso nome aparece no telão e precisamos pensar numa resposta e com isso a gente nem percebe o tempo passando.  A gente aprende de uma forma divertida. É muito legal”, declarou a estudante da 1ª Série do Ensino Médio.

Outra função importante é que a gamificação com o Plickers permite o professor fazer avaliações diagnósticas e criar um portfólio de desenvolvimento com a evolução dos estudantes para ser apresentado aos pais que irão ficar orgulhosos de verem como os filhos começaram o ano letivo e como chegaram ao final, podendo comparar toda a evolução em gráficos e percentuais por habilidades e competências, conforme os critérios definidos por cada professor.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br