No estudo da operação Potenciação alunos do Ensino Fundamental analisam esquema financeiro chamado “Pirâmide”

No estudo da operação Potenciação alunos do Ensino Fundamental analisam esquema financeiro chamado “Pirâmide”

Foto: Divulgação

Orientados pela professora de Matemática, Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira, os alunos dos 6º Anos, turmas A, B e C, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) no estudo da operação Potenciação analisaram, de forma hipotética, um esquema financeiro chamado Pirâmide, tendo como base a população da cidade de Aracruz que, em 2021, era de 104.942 pessoas.

Segundo a professora de Matemática, esse esquema financeiro constitui uma fraude e é crime de acordo com a lei 1.521/51, que dispõe sobre crimes contra a economia popular. Em seu artigo 2ª, inciso IX, a norma prevê o chamado crime de “pirâmide” ou “esquema de pirâmide”, que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas.  A pena prevista é de seis meses a dois anos de detenção e multa.

“A origem desse esquema fraudulento é atribuída ao italiano Carlo Ponzi, que morava nos Estados Unidos e data do ano de 1920. O esquema consistia em o golpista convencer pessoas a participar, dando dinheiro a ele, para “entrar” no negócio. Cada sócio desse negócio deveria atrair novos “investidores”. Parte do dinheiro desses novos investidores ficava com a pessoa que os convidou e a outra parte ia para os investidores dos níveis anteriores”, explicou a professora Dora.

De acordo com a docente do CEA: “Nas aulas pudemos analisar esse esquema com exemplos simples, pois, além da pirâmide financeira é muito comum outros tipos de pirâmide, por exemplo a pirâmide de livros. Foi com esse exemplo que provamos que a pirâmide financeira é um golpe. Seguindo o raciocínio que usamos em sala uma pessoa começa convidando 8 pessoas para entrar no esquema, essas 8 pessoas convidariam mais 8 pessoas cada uma, e assim por diante”.

“Numa cidade como Aracruz, por exemplo, onde a população estimada em 2021 é 104.942 pessoas se começássemos uma pirâmide ela quebraria no 6º nível, como demostra o cálculo: 86 = 8 . 8 . 8 . 8 . 8 .8 = 262.144 pessoas. Não há pessoas suficiente para manter esse esquema, isso acontece em todo tipo de pirâmide. Os alunos levaram a informação até a família e conversaram sobre o tema estudado nas aulas de Matemática”, afirmou a professora do CEA.

Para Fabiana Maria de Oliveira, mãe da aluna Sarah Oliveira Cruz do 6º Ano C, “participar da atividade com minha filha foi gratificante, expressar e expor as ideias ao mesmo tempo que ouço as opiniões dela foi uma experiência única, embora tento sempre participar de sua vida escolar”.

“A atividade foi muito atual e interessante. A partir de uma proposta da apostila ampliou a possibilidade de aprendizado e diálogo em família. Parabéns”, disse Fernanda Rodrigues Wolkartt, mãe da aluna Maria Emília Wolkartt Sirtoli também do 6º Ano C. 

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