“Semeando leitura, colhendo talentos” foi tema da 1º edição do CEA Literário Virtual

“Semeando leitura, colhendo talentos” foi tema da 1º edição do CEA Literário Virtual

O Centro Educacional de Aracruz (CEA) realizou, este ano, a primeira edição virtual do “CEA Literário” com o tema “Semeando leitura, colhendo talentos”. A transmissão dos trabalhos foi feita via Google Meets para todos os alunos e familiares do 9º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. O projeto foi desenvolvido durante as aulas de Português, sob orientação da professora Nuciala Mognato Tureta e apoio da supervisora escolar Rafaela Grazziotti.

Nas turmas de 9º Ano, os alunos foram divididos em equipes e, após lerem vários contos, cada equipe selecionou um para ser dramatizado e apresentado por meio de algum recurso digital. Dentre os meios selecionados, as equipes fizeram Curta Metragem e Vídeo de Animação.

Uma obra do período medieval foi selecionada para os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio: “Dom Quixote”. Toda a turma foi motivada a fazer apenas um filme da história através de encenação das principais aventuras do cavaleiro andante. A turma foi organizada em equipe de roteiristas, sonoplastas, editores e elenco. Todas as habilidades individuais foram respeitadas e valorizadas.

Já na 2ª Série do Ensino médio, os discentes leram obras do Romantismo Brasileiro e cada grupo usou um recurso tecnológico diferenciado para contar a história aos colegas: entrevistas gravadas com personagens das narrativas, vídeos animados, vídeos com dramatizações. “Foi um espetáculo”, afirmou a professora Nuciala.

Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao Médio realizaram a primeira edição do “CEA Literário”. Foto: Divulgação

A 3ª Série, por sua vez, leu obras do Modernismo Brasileiro e usaram essas narrativas para fazer denúncias de mazelas sociais como fome, desigualdade social, preconceito, seca, dentre outras. Graciliano Ramos, Clarice Lispector e Jorge Amado foram autores contemplados pelos alunos.

“O CEA Literário existe para semear a leitura e promover através dela e por meio dela a reflexão, a criticidade, a empatia e o aprendizado. Saber que a Literatura pode promover tantos benefícios é uma necessidade. A Literatura retrata a cultura de um povo, de uma época. Nos revela raízes de muitos problemas atuais; nos traz alegria. Em tempo de distanciamento social, disseminar o poder da leitura é garantir mais saúde mental a todos os envolvidos no processo educativo”, declara Nuciala.

Ainda de acordo com a professora do CEA: “Para que esse grande evento cultural acontecesse, os alunos, além de aprenderem sobre Literatura, tiveram que aprender a usar aplicativos de edição, a salvar documentos no drive e gerar links e a trabalhar em equipe de forma online. Para isso, foi necessária muita responsabilidade, organização, empatia, solidariedade, paciência e compreensão. É um projeto que desenvolve nos alunos habilidades essenciais para a vida moderna”.

Nuciala finalizou dizendo: “Vale ressaltar que toda a parte de edição, formatação e divulgação do evento nas mídias sociais foi produzida pelos próprios estudantes após aulas de design gráfico e apps na nova disciplina do CEA: Processos Criativos, Tecnologia e Inovação”, salientou a docente.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br