Plantando Esperança: Alunos do E. F. participam de atividade que valoriza o meio ambiente

Plantando Esperança: Alunos do E. F. participam de atividade que valoriza o meio ambiente

Durante os meses de junho e julho deste ano, os alunos dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), orientados pelo professor de História, Maurício de Menezes, tiveram como atividade preparar uma terra, ferramentas de jardinagem, um vaso pequeno ou médio, além de sementes ou raízes de alguma planta. Os estudantes, com esses materiais deveriam plantar, regar e cultivar a planta, apresentando posteriormente o resultado dessa atividade na escola quando as aulas presenciais retornarem.

“A abordagem histórica relacionada a plantação com as turmas dos 6º Anos, refere-se aos temas das primeiras populações da América e o processo de sedentarização (que ocorre graças ao domínio da agricultura). O recorte temporal nas turmas dos 7º Anos, fez referência ao estudo sobre as populações indígenas no contexto das descobertas europeias e, graças ao conhecimento dos nativos com relação a agricultura foi possível aos colonizadores terem sucesso na empresa colonial na América Portuguesa”, explicou o professor de História.

Segundo o professor Maurício: “A atividade de plantar e cuidar da semente ou mudinha traz consigo inúmeros benefícios ao desenvolvimento dos educandos. Podemos citar o resgatar da relação dos alunos com a natureza, o equilibrar o uso de eletrônicos e o contato com a natureza, a promoção do desenvolvimento motor-sensorial (olfato por exemplo), possibilita a aprendizagem na prática, apresenta a origem dos alimentos, incentiva a cuidar da natureza, auxilia no controle da ansiedade ainda mais neste momento de isolamento em que vivemos e também desenvolve uma atividade em conjunto com a família, fortalecendo os laços afetivos”, ressaltou.

Veja a opinião de alguns estudantes
“Gostei bastante dessa atividade e acredito que os outros alunos que a realizaram também. Tivemos contato com a natureza e fomos os próprios agricultores. A parte que mais gostei e achei muito legal foi a germinação, pois a partir daí vemos o desenvolvimento da planta. Minha mãe me ajudou e achou muito interessante. Nós, duas, achamos a ideia de levar um conteúdo para a prática bem legal e divertido que pode estimular cada vez mais os alunos a cultivar seus próprios produtos orgânicos. Essa atividade foi muito importante, pois faz parte de um conteúdo que estudamos em aula e levamos para a prática. O coentro ainda está pequeno, mas já dá para fazer o uso de algumas folhas no preparo dos alimentos”. Alany Barbosa Sfalsin, aluna do 7° Ano, turma B.

“Como moramos em apartamento, minha mãe teve que comprar materiais para o meu cultivo. Ela comprou o vaso, a terra, o adubo e as sementes. Juntos preparamos a terra com o adubo e, em seguida, cultivamos as sementes, que foram de coentro. Colocamos num lugar onde as sementes tivessem acesso ao sol pela manhã, chuva e sombra. Depois de dez dias as sementes começaram a brotar, nesse momento ainda estão pequenas, mas daqui uns meses minha mãe poderá usar para fazer nossa comida. Está sendo muito legal acompanhar o crescimento das minhas sementes”.  Guilherme Nascimento Barbosa Gonçalves, estudante do 6 Ano, turma C.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br