Alunos do Ensino Fundamental aprendem Matemática por meio de jogos divertidos

Alunos do Ensino Fundamental aprendem Matemática por meio de jogos divertidos

A aprendizagem por meio de jogos permite que o aluno faça do estudo um processo interessante e até divertido. O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que o estudante goste de aprender essa disciplina, mudando a sua rotina e despertando o seu interesse. Pensando nisso, a professora Janaína Aparecida Lopes da Silva, regente da turma do 5º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), propôs aos alunos a confeccionarem jogos matemáticos envolvendo a multiplicação “tabuada”.


Durante a aula remota do último dia 05, um grupo de estudantes apresentou jogos matemáticos, como: tabuleiro da tabuada, corrida da multiplicação, pião da multiplicação, cartela da multiplicação e bingo da multiplicação. Além de apresentarem seus jogos, os alunos despertaram um grande interesse nos seus colegas, promovendo uma interação entre eles e a professora. Várias perguntas sobre os jogos confeccionados surgiram, bem como sugestões sobre as regras aplicadas. Com a diversão garantida, a turma deu um show de criatividade e de habilidade.

Para a professora Janaína Lopes, “ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a concentração, autoconfiança, raciocínio lógico, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático do aluno”, afirmou a docente do CEA.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br